Os PCE´s

05/05/2013 16:35

a) A Escuta da Palavra: "escutar" com assiduidade a Palavra de Deus
"Apalavra de Deus é viva eficaz". (Hb 4, 12) 

Deus fala aos homens porque Ele os ama. Quer estabelecer com eles, com cada um deles, uma relação de amor, uma relação de pessoa a pessoa. Ele fala para se fazer conhecer por eles, para lhes revelar o seu grande projeto de amor; para lhes comunicar seus pensamentos, sua vontade em relação a eles; para lhes propor sua Aliança. 

Deus fala pelas Escrituras, pela Criação, pelas suas intervenções na história humana, pelos profetas e, sobretudo, por seu filho Jesus. 


A escuta regular da Palavra permite aos equipistas, não somente conhecer a Deus, mas, acima de tudo, enraizar-se melhor no Evangelho. Essa escuta faz com que cada pessoa do casal entre em contato direto com a pessoa do Cristo. Esse contato pessoal é o pilar de toda a vida espiritual pois "A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo." (João Paulo II).

A Palavra criadora de Deus é sempre uma fonte indispensável de motivação e de energia para o nosso crescimento pessoal, para o nosso crescimento como casal e para a construção de um mundo melhor. 

É por isso que as Equipes de Nossa Senhora convidam cada um a ouvir, quotidianamente, a palavra de Deus, reservando um tempo para ler uma passagem da Bíblia, em particular os Evangelhos, e refletir sobre essa passagem, em silêncio, para melhor compreender o que Deus fala através das Escrituras.

b) A Meditação: 
Encontrar o Senhor, todos os dias, numa prece silenciosa. 
"Sejam constantes na oração; que ela os mantenha vigilantes, dando graças a Deus". (Cl 4, 2) 

Somos chamados a dar nosso tempo ao nosso Deus, para uma conversa com Ele e viver sua presença. A meditação quotidiana desenvolve em nós a capacidade de escuta e de diálogo com Deus. Ela consiste em ter um tempo para estar a sós com Aquele que nos ama. É um tempo de escuta silenciosa, de coração a coração, um tempo de descoberta e de colhimento do projeto que Deus tem para nós. 

Não existem regras rígidas para rezar. Cada pessoa decide o que é apropriado para ela (quando, onde e como). O que parece mais importante para desenvolver essa profunda união com Deus é a perseverança e a regularidade. 

"As palavras na meditação não são discursos mas gravetos que alimentam o fogo do amor". 

(Catecismo da Igreja Católica, 2717) 

c) A Oração Conjugal: rezar juntos, marido e mulher, todos os dias. 

"Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade". (Jo 17, 23)

Cristo está presente de uma maneira muito especial quando os esposos rezam juntos. Não somente eles renovam o seu "sim" a Deus, mas atingem essa unidade profunda que só se consegue através da união dos corações e dos espíritos no sacramento do matrimônio. 

A oração conjugal toma-se a expressão comum de duas orações individuais e deve nascer naturalmente de uma vida partilhada. Se cada um dos esposos tem seu estilo de oração, é importante que eles tentem desenvolver uma maneira comum de rezar, para descobrir e viver uma nova dimensão de sua vida conjugal. Sua oração em comum será mais fácil, mais autêntica e profunda quando a escuta da Palavra de Deus e a oração silenciosa são uma prática regular dos dois esposos. 

O Magnificat, a oração de todas as Equipes de Nossa Senhora, pode fazer parte dessa prece quotidiana. 

Quando o casal tem filhos, é importante que um tempo seja reservado para a oração em família. O casal é, para os filhos, seu primeiro lugar de aprendizagem. Cabe aos pais transmitir-Ihes a fé e agir de tal maneira que a casa seja um lugar onde eles se sintam à vontade para rezar. As crianças que estão crescendo podem desejar uma relação mais pessoal com Deus; entretanto, alguns continuam disponíveis para partilhar um momento de oração em família, antes da refeição, por exemplo.

d) O Dever de Sentar-se: encontrar, a cada mês, um tempo de verdadeiro diálogo conjugal. 

"Sejam submissos uns aos outros no temor de Cristo". (Ef 5, 21) 

O dever de sentar-se ajuda-nos a nos revelarmos, pouco a pouco, ao nosso cônjuge. 

É um tempo que marido e mulher passam juntos, sob o olhar do Senhor, para dialogar com sinceridade, num ambiente tranquilo. Esse tempo de manifestação dos sentimentos e dos pensamentos entre os esposos permite um melhor conhecimento e uma ajuda mútua. Permite fazer um balanço do passado, analisar a vida conjugal e familiar, fazer projetos para o futuro e conversar sobre o ideal que escolheram. 

O dever de sentar-se evita a rotina da vida conjugal e mantém jovem e vivo o amor e o casamento. Seu valor é apreciado por todos os casais que o praticam. Eles reconhecem nesse encontro uma oportunidade para se amarem ainda mais. 

É sempre bom começar o dever de sentar-se com uma prece ou um momento de silêncio para que os casais tomem consciência da presença de Deus. O silêncio aprofunda o olhar de um sobre o outro, aproxima de Deus e cria uma atmosfera favorável. 

e) A Regra de Vida: Propor-se esforços especiais

"Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens". (Rm 12, 17) 

A regra de vida consiste, portanto, em que os equipistas se proponham um ou mais pontos sobre os quais cada membro do casal decide, pessoalmente, concentrar seus esforços, para seguir melhor a sua direçâo de crescimento e responder com alegria ao apelo que o amor de Deus lhe dirige. 

Escolher e assumir uma regra de vida ajuda cada um a aderir pessoalmente e de maneira concreta ao projeto que Deus tem para cada cônjuge e para o casal. É uma atitude ou diversas atitudes práticas que se tomam, para progredir na direção de um crescimento espiritual e humano. Não se trata de querer multiplicar obrigações, mas nos é pedido que reforcemos, pouco a pouco, com tenacidade, alguns dos nossos pontos fracos ou que melhoremos algumas qualidades nossas. 

Através da reflexão sobre os aspectos de nossa vida pessoal, conjugal, familiar e de nossa vida de cristão, buscaremos a verdade sobre nós mesmos, a fim de reconhecer aquilo que se opõe à vontade de Deus. 

Como se trata de um caminho espiritual, o avanço não é linear e nós precisamos recomeçar sempre. É necessário revisar essa regra de tempos em tempos. 

f) O Retiro Anual: fazer, a cada ano, um retiro
"Vamos sozinhos para algum lugar deserto, para que vocês descansem um pouco". (Mc 6, 31) 

Ter, a cada ano, um tempo suficiente para se colocar num lugar isolado, diante do Senhor, se possível em casal, num retiro que permita uma reflexão sobre sua vida, na presença de Deus. 

O retiro é um tempo privilegiado de parada, de escuta, de oração e uma oportunidade de renovação espiritual. É também um tempo forte para voltar-se para dentro de si mesmo e fazer um exame geral de vida, sobretudo sobre o nosso caminho de crescimento. 

É, muitas vezes, uma possibilidade de melhorar o conhecimento do pensamento divino, que é entendido de uma maneira fragmentária ou sumária, nas nossas leituras da Palavra e na nossa vida do dia a dia. 

Os casais das Equipes de Nossa Senhora são encorajados a tirar proveito da atmosfera especial dos retiros para se renovarem. São convidados a deixar os locais onde vivem e onde trabalham para que possam escutar a Deus e a entender o plano que Ele tem para o casal.

Fonte: Guia das Equipes de Nossa Senhora