A espiritualidade conjugal

05/05/2013 15:46

A espiritualidade conjugal

Pelo casamento cristão a vida do casal é marcada pelo sacramento, sinal profundo do compromisso recíproco dos esposos e sinal da Graça de Deus. O amor conjugal e o amor de Deus completam-se. É da essência da união entre esses dois amores que nasce a espiritualidade conjugal.

O desejo de conhecer e de fazer a vontade de Deus, em todas as circunstâncias normais da vida, e a busca da Sua presença ajudam a desenvolver e a aprofundar a espiritualidade conjugal.

O amor divino encontra a sua expressão no amor humano quando a vida quotidiana é preenchida com a atenção e a solicitude dos esposos, um em relação ao outro, com a ajuda e a fidelidade absoluta, com a compreensão e o respeito mútuo, com a harmonia de coração e de espírito. Quando as mais simples tarefas são impregnadas de amor, o Senhor lá está, no meio e no coração do casal; a espiritualidade é, então, uma realidade vivida.

O casal unido pelo sacramento do Matrimônio pretende viver essa espiritualidade ao longo dos dias. Pode, no entanto, ser difícil agir de acordo com as exigências do amor. Cometemos erros, ferimo-nos; mas é preciso prosseguir e voltarmo-nos sempre um para o outro; é também nesses momentos que encontramos Cristo.

“Existe uma espiritualidade conjugal que orienta a vida do casal. As Equipes de Nossa Senhora oferecem um meio de a conseguir.”(A caminho da Espiritualidade Familiar – Padre Manuel Iceta)